top of page
NOSSA HISTÓRIA

A história franciscana dentro da Igreja Anglicana é relativamente recente. Todas as ordens religiosas, incluindo os franciscanos, foram dissolvidas durante o reinado de Henrique VIII e foram banidas da Grã-Bretanha até o retorno das ordens religiosas católicas romanas no início do século XIX. A re-descoberta da tradição católica dentro da Igreja da Inglaterra em torno da mesma época levou ao estabelecimento de ordens religiosas anglicanas em meados do século, mas isso não aconteceu até pouco mais de cem anos atrás, depois do renovado interesse em São Francisco de Assis e sua busca de seguir Jesus Cristo simplesmente no caminho do Evangelho, começaram a surgir as comunidades religiosas franciscanas.

A primeira comunidade franciscana anglicana que continua até hoje é a das irmãs da Comunidade de São Francisco (CSF), que começou em Hull, Inglaterra, em 1905 com o objetivo de servir à Igreja e viver e trabalhar entre os mais pobres dos pobres. Depois de alguns  anos, as irmãs se mudaram para Dalston, no extremo leste de Londres, e, apesar dos primeiros abandonos para igreja católica romana, da dureza da vida e das explosões de bombas na Segunda Guerra Mundial, mantiveram vivo o testemunho de vida franciscana até um novo florescimento nos anos 1950 e 1960.

Os frades da Sociedade de São Francisco (SSF) têm uma série de origens separadas: A Sociedade de Divina Compaixão, uma comunidade de sacerdotes e irmãos leigos que começou no East End de Londres na década de 1890, uma comunidade conhecida como a Christa Seva Sangha, iniciada em Poona, na Índia, em 1919 com uma fundação alguns anos mais tarde na Inglaterra, e a Irmandade de São Francisco de Assis, fundada em 1921 na Fazenda de Flores, Batcombe em Dorset. Esta última comunidade, sob a liderança do frei Douglas, combinou tanto a pregação de Cristo com a simplicidade evangélica e também trabalhando para a reabilitação de homens sem teto; Foi juntado em 1937 pelo Padre Algy e outros do ramo inglês do Christa Seva Sangha, que trouxe uma perspectiva mais católica e orientada da igreja ao que era então pela primeira vez chamado de Sociedade de São Francisco. O documento definidor da Primeira Ordem hoje é Os Princípios, em grande parte derivados dos documentos da Christa Seva Sangha.

O ramo americano foi fundado pelo Padre Joseph OSF e posteriormente incorporado à Sociedade de São Francisco, Província das Américas.

No Brasil a nossa Comunidade nasceu do desejo de um grupo de fiéis anglicanos em viver mais profundamente a espiritualidade franciscana. A Ordem de São Francisco - OSF nasceu em 04 de outubro de 1999 sob a autoridade de Dom Glauco S. de Lima, bispo anglicano de São Paulo e Primaz do Brasil. Hoje somos parte da Diocese Anglicana de Votorantim, sendo nosso bispo Dom Theodoro A. C. Oliveira.

Seguimos a Regra de São Francisco, adaptada aos dias atuais e ao modo de vida como anglicanos.  Diariamente rezamos os Ofícios e, quando possível, participamos da Eucaristia. Fazemos todos os dias a leitura dos Princípios da Ordem. Além da vida de oração, temos nossas atividades, trabalhando no mundo secular e também em obras sociais da Igreja. O estudo também faz parte da vida do frade, que deve dispor de tempo para leituras e estudos acadêmicos.

Ao aplicar o espírito dos Princípios da Ordem à nossa vida cotidiana e ao trabalho, e em reconhecimento aos nossos votos de pobreza, castidade e obediência, os membros da Primeira Ordem, se compromete a observar a seguinte Regra de Vida:

 

Oração

Estar frequentemente presente na Eucaristia, considerando a comunhão diária como ideal. Estar presente nos ofícios quando são rezados em cada casa e rezar os ofícios privados quando não for possível rezá-los em comunidade. Estes serão normalmente os ofícios: Oração da Manhã, Oração do Meio-dia, Vésperas e Oração da Noite (Completas). Passar pelo menos uma hora por dia em oração, além de participar da Eucaristia e nos ofícios. Quando estiver longe de uma casa, para observar a Oração da Manhã e da Véspera, assegure pelo menos meia hora diária para a oração e esteja presente à Eucaristia, quando possível.

 

Estudos

Algumas horas por semana no estudo.

 

Trabalho

Executar tal trabalho como o guardião de casa definir e que seja necessário ao sustento da fraternidade.

 

Silêncio

Observar as regras do silêncio.

 

Jejum

Observar as regras de jejum de acordo com o costume da casa e não excedê-las sem permissão.

 

Penitência

Viver a vida de penitência; Diariamente a examinar a consciência e confessar pecados a Deus e, tendo em especial estima o sacramento da confissão e da absolvição por meio do qual somos purificados do pecado e renovados na vida da graça, buscar o benefício da absolvição como exige a consciência.

 

Retiro

Fazer um retiro pelo menos uma vez por ano.

 

Descanso

Ter férias todos os anos, conforme definido nos Estatutos, com autorização do Guardião.

 

A Regra

Familiarizar-se com os documentos da Ordem.

REGRA DE VIDA

No Brasil nossa comunidade está concentrada no Estado de São Paulo, com frades vivendo na Capital e nas cidades de Ribeirão Pires e São Vicente.

NOSSA COMUNIDADE
bottom of page